Se fala Português, você quer ler este post ;)

Este ano somos poucos os projetos lusófonos, mas ainda queremos fazer um convite para toda a comunidade de fala portuguesa do mundo a participar do lançamento oficial de nossa plataforma Alquimétricos LAB, um repositório aberto de conteúdos educacionais focados no campo STEAM.

Vem conhecer os Alquimétricos e a proposta da nossa comunidade aberta na quinta-feira 19:00 BR. Descobre um universo geométrico aberto para fazer do futuro um lugar com mais educação científica e tecnológica acessível para todo mundo.

Até já!

4 Likes

warm greetings from Rio de Janeiro! estarei lá!

1 Like

Demais, estarei lá! :fist:

1 Like

Que demais!! Estarei lá!!

1 Like

Como muitxs de vocês ainda não conhecem o trabalho de Alquimétricos es estão querendo saber mais, publicamos aqui o release do lançamento :dizzy:

Educadores lançam plataforma de conhecimento livre e formação gratuita em Educação STEAM

A proposta é tornar o ensino da cultura maker mais acessível, com aprendizado divertido e fácil de assimilar.

Seleção para bolsa de formação em educação STEAM para docentes atuantes em comunidades vulneráveis

Uma iniciativa reunindo profissionais de diferentes áreas da criação e educação lança, na quinta-feira 10/03, uma plataforma de conhecimento livre, com conteúdos para educadores aprenderem técnicas da “cultura maker” para aplicação em salas de aula ou no ensino à distância. O Alquimétricos LAB reúne, de forma online, materiais em vídeos, ilustrações, PDFs e apostilas, com instruções e tutoriais para aplicação em projetos pedagógicos.

Juntamente à plataforma, será lançada uma bolsa de seleção para Formação em Educação STEAM, voltada para docentes atuantes em comunidades vulneráveis. As pessoas contempladas pela bolsa, além de obter acesso gratuito a todos os conteúdos da plataforma, recebem qualificação em Educação STEAM — um modelo que reúne integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Os conteúdos são pensados para ajudar na construção de habilidades-chave para o desenvolvimento, com uma perspetiva prática e, ao mesmo tempo, alinhada às exigências educativas formais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O lançamento oficial no Brasil acontece, em formato de live, no dia 10/03 às 19h em nossa plataforma. Além da live, outras ações serão realizadas: no dia 11/03 às 12h em inglês e 15h em espanhol. Todos os eventos estão programados no horário de Brasília e podem ser acessados livremente em nossa plataforma online. Você pode acompanhar a programação completa neste Link.

Cultura maker

Os projetos são realizados com oficinas onde o adulto media a criação de soluções para um desafio inicial — que, neste caso, é a construção de formas geométricas pelos participantes. A forma de ensinar com a “mão na massa” é acessível e o sucesso é comprovado: estudos da Universidade de Stanford (EUA) mostraram que alunos e alunas que praticavam a cultura maker tiveram desempenho escolar 30% maior que colegas que utilizavam métodos tradicionais de ensino.

Nascida em 2015, a Rede Alquimétricos já aplicava o ensino “maker” na construção de brinquedos ecotecnológicos em escolas, ONGs e eventos ao redor do mundo. Ao todo, estima-se que o projeto já brincou com mais de 12 mil crianças, em 50 cidades, 10 países e mais de 150 oficinas, workshops, intervenções artísticas e sessões lúdicas.

Como a pandemia do Coronavírus dificultou a forma de distribuição dos conteúdos, o fundador Fernando Daguanno buscou recursos e investidores para o desenvolvimento da plataforma:

“A pandemia limita o formato tradicional presencial do Alquimétricos e precisamos documentar detalhadamente todos os nossos processos e conteúdos para transmiti-los digitalmente em vários lugares ao mesmo tempo, com um custo muito baixo, e dando a oportunidade de acesso ao conteúdo sem que a pessoa dependa da gente”, ressalta Fernando.

Acesso gratuito e licença Creative Commons

Um dos principais objetivos da plataforma é trazer para o ambiente digital o que os seus educadores já faziam nas oficinas: levar recursos educacionais de qualidade, de código livre e alto impacto experiencial para comunidades de baixa renda, especialmente na América Latina. Para Daguanno, o mais importante é contribuir com uma revolução do conhecimento contemporâneo, que é o código livre, “para dar acesso aos conteúdos para mais pessoas sem esperar que elas dependam do dinheiro para acessá-los”.

Para isso, a Rede Alquimétricos conta com parceiros reconhecidos mundialmente. Um dos principais, que entra com o aporte financeiro que possibilitou a criação da plataforma de ensino, é a Grant For The Web, uma iniciativa internacional que apoia projetos de conteúdo aberto, justo e inclusivo para monetizar conteúdos na web.

O projeto também conta com a colaboração da Creative Commons, Elaborando, Zona de Propulsão, Coil, Cápsula Inovação e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro - 6ª CRE.

Mesmo com lançamento oficial em 10 de março, a plataforma Alquimétricos LAB já está funcionando desde setembro de 2021, com uma versão piloto que, desde lá, passou por diversas alterações para aprimorar a experiência de quem navega na plataforma. Para acessá-la e conhecer os projetos livres para download, adaptação e divulgação é só entrar no site https://lab.alquimetricos.cc

Sobre o Alquimétricos

Uma rede formada por profissionais da Educação, Design, Arte e Comunicação que desenvolve ferramentas e recursos educativos abertos para construir brinquedos utilizando processos analógicos e digitais, desde tesouras e alicates até impressoras 3D e cortadoras a laser.

Queremos promover uma educação de qualidade para todas e todos, usando a tecnologia e as artes como veículos para uma aprendizagem ativa. Para isso, temos como compromisso estimular o acesso a recursos educativos para a formação de jovens das periferias brasileiras de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS #4).

Dentre as premiações internacionais já recebidas, destacam-se a da fellowship do MIT Media Lab, Open Education For a Better World (UNESCO), Red Bull Basement, Creative Commons e Instituto Europeu de Design (IED).

Serviço:
Lançamento da Plataforma Alquimétricos LAB

Quando: 10 de março de 2022 às 19h

Programação completa Lançamento:
http://lab.alquimetricos.cc/tv/
Link da Plataforma: https://lab.alquimetricos.cc
Link para concorrer à bolsa: http://lab.alquimetricos.cc/selecao2022
Link da Rede Alquimétricos: https://alquimetricos.com
Instagram: Login • Instagram
Contato: Camila Couto
Telefone: (11) 95223-7955
E-mail: gestao@alquimetricos.com

Créditos de Foto:

Imagem 1: David Moura (Diretor João Paulo e alunos da E.M. Deputado Hilton Gama) | Divulgação
Imagem 2: Meduzza (Olabi) | Reprodução
Imagem 3: Léo Melo | Divulgação
Imagem 4: Arte Lançamento nova plataforma STEAM | Divulgação
Imagem 5: Arte Flyer Webinar | Divulgação